top of page
  • Foto do escritorNative English Marketing

Quais habilidades e competências podem ser desenvolvidas com o aprendizado da língua inglesa?


Aprender inglês garante uma série de benefícios para as crianças e jovens que vai além das oportunidades profissionais no futuro. Isso porque eles conseguem se desenvolver como um todo e melhorar o seu desempenho escolar de forma global quando entram em contato com um novo idioma por meio de um método de ensino inovador e eficiente. Saiba que habilidades e competências são trabalhadas com o aprendizado da língua inglesa aqui nesse conteúdo da Native English.


Na história, desde por volta do ano 1500, uma língua tem ocupada a tarefa de ‘língua-ponte’ – ou língua entre outras línguas – e em escala muito maior do que qualquer outro candidato à língua-ponte: inglês.


Ao mesmo tempo, a língua tem se modificada ou otimizada justamente para servir melhor essa tarefa, forçada a alterar-se justamente em função da crescente maioria de seus falantes serem pessoas sem inglês como sua língua-mãe ou primeira língua, fazendo com que essa fronteira formada de ‘conhecimento imperfeito’, justamente dita as novas regras.


Ou seja, a língua inglesa, para ser de utilidade, precisou espelhar a lógica que melhor se assenta com o cérebro do ouvinte/falante – e isso em número de pessoas ao longo do tempo na casa de bilhões.


Dessa forma, inglês moderno exibe uma lógica enxuta e precisa – não sendo uma questão de ser superior ou inferior à língua portuguesa (ou demais línguas em uso) – e portanto, há fator ainda mais importante na necessidade da sua aquisição, além do fator já conhecido de ser ‘a língua mais falada do planeta’.


De fato, existem outras línguas com grande numerosidade de falantes (Chinês-Mandarim, Hindi), mas essas línguas não são empregadas como língua-ponte, muito menos utilizadas em escala no comércio mundial, mundo de entretenimento e online.


Porém, se a língua inglesa melhor espelha ou reflete a lógica interior do cérebro que gera maior precisão e desempenho, compensa e muito focar em estudar essa língua, não apenas porque é falada no mundo inteiro, mas porque seu estudo melhora a cognição, compreensão, discernimento e inteligência.


O aprendizado de inglês já na época da escola, quando o indivíduo ainda é jovem, se constitui em uma ferramenta poderosa para desenvolver habilidades e competências que fazem a diferença para o aluno em outras disciplinas.


Entre as principais habilidades desenvolvidas estão a organização de pensamento e rotina. Isso porque o estudante deve organizar: os seus estudos para aprender português e inglês, os seus pensamentos para pensar em duas línguas simultaneamente e o raciocínio lógico, por exemplo.


A concentração é outra habilidade que vai ajudar no desempenho do aluno como um todo. Ao estudarmos outro idioma, é preciso estar muito concentrado para entender como uma língua com que nunca tivemos contato funciona. E claro, a concentração é primordial para a realização de qualquer tarefa da rotina escolar.


Há ainda uma outra habilidade essencial que se desenvolve ao estudar inglês: a criatividade. Com um método de ensino do idioma mais lúdico, que utiliza ferramentas digitais e uma linguagem mais atrativa, o aluno absorve de forma mais eficaz ideias e conceitos. Agora, vamos falar sobre algumas competências que são trabalhadas durante o aprendizado de inglês e que influenciam positivamente o desenvolvimento dos alunos. A adaptabilidade é uma das principais delas. Quando o estudante aprende outro idioma, ele também entra em contato com uma outra cultura e novos hábitos. Por isso, ele acaba se tornando alguém mais flexível, empático e aberto a mudanças, além de ter aprimorada a sua capacidade para trabalhar em equipe.


A inteligência emocional é mais uma competência que faz a diferença. Quem está estudando inglês, consegue lidar mais facilmente com desafios e possui a capacidade de ouvir melhor a opinião de outros, de interagir de forma melhor.


Que tal começar a desenvolver todas essas habilidades e competências com seus alunos por meio da aplicação de uma metodologia exclusiva de ensino de inglês, com base em ciência nova?


Conheça já a Native English! A nossa abordagem conta com livros didáticos diferenciados e o uso de aplicativo 2.0, com inteligência artificial e reconhecimento de voz, ainda com a inclusão de ChatGPT em ambiente seguro.


Entre em contato conosco que nós fazemos uma apresentação completa para a sua instituição de ensino.


2 visualizações0 comentário
bottom of page