top of page
  • Foto do escritorNative English Marketing

Nativos Digitais: qual é o papel dos educadores dessa nova geração?


Com certeza você já ouviu falar na expressão nativos digitais para descrever o perfil do estudante que está dentro das salas de aula atualmente. Dentro deste contexto, os educadores também tiveram que se atualizar e utilizar outras metodologias de ensino que estivessem em mais sintonia com esta nova geração. Saiba mais sobre a importância do papel que os professores têm hoje aqui neste conteúdo da Native English.


Quem são os nativos digitais?

Os nativos digitais são aquelas pessoas que nasceram numa época em que ocorreram inúmeros avanços tecnológicos, em que a internet e os videogames, por exemplo, já eram muito comuns. Isso significa que estes indivíduos já cresceram em contato com ferramentas digitais e são capazes de usá-las com muito mais facilidade. Para os nativos digitais, a tecnologia já é totalmente parte do seu dia a dia e é aplicada para resolver as suas demandas no cotidiano. Cabe ressaltar algumas características principais destes alunos: são altamente conectados e acostumados a receber informações de maneira acelerada, fazem múltiplas tarefas ao mesmo tempo e apresentam afinidade com jogos e gamificação.

O papel dos educadores para estimular o aprendizado dos nativos digitais


Com a mudança de comportamento dos alunos, que se tornaram nativos digitais, as escolas e os educadores também tiveram que promover grandes mudanças na metodologia de ensino utilizada a fim de que os estudantes conseguissem assimilar os conteúdos. Afinal, a forma de aprender mudou com o tempo e nada mais natural do que atualizar as abordagens usadas dentro das salas de aula e no ensino à distância, por exemplo.

Tendo em vista o perfil dos nativos digitais, os educadores devem modificar as metodologias que usam para atrair este novo público mais conectado e utilizar recursos tecnológicos no dia a dia. O material didático, por exemplo, deve ser digital, interativo e interessante a ponto de despertar o interesse dos alunos. A implementação de plataformas virtuais e aplicativos também é ótimo para que os educadores consigam dar mais protagonismo aos estudantes durante o aprendizado, avaliar cada um mais rapidamente e oferecer um ensino completamente personalizado aos alunos por meio das funcionalidades e algoritmos que norteiam o funcionamento dessas ferramentas. Uma outra excelente ferramenta que os educadores podem usar é o Mobile Learning, que consiste em um modo de aprendizagem baseado no uso de dispositivos eletrônicos móveis, como celulares e tablets. Desse modo, os professores conseguem compartilhar muito mais facilmente os conteúdos em formato de vídeos, áudios, etc.


Muito aplicados por setores de atendimento aos clientes, os chatbots também podem ser usados pelos educadores. Eles são robôs baseados em inteligência artificial que direcionam e incentivam conversas via texto ou voz que podem ser usados para muitas finalidades no contexto da educação.


De nada adianta inserir recursos tecnológicos sem uma boa estratégia. Por isso, os educadores devem ser preparados pelas instituições de ensino. É fundamental que a escola invista na formação, qualificação e atualização dos professores por meio de cursos, workshops e palestras.


Tudo o que foi exposto neste texto sobre a necessidade de atualização da abordagem de ensino dentro das escolas vale para todas disciplinas, o que inclui o inglês. Se você deseja que a sua instituição dê a fluência no idioma que os estudantes tanto precisam é hora de conhecer a Native English! Nós atuamos com uma metodologia de ensino exclusiva e comprovada cientificamente. Priorizamos uma abordagem disciplinar e o uso de recursos tecnológicos para personalizar ainda mais o ensino. Entre já em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas e levar a nossa metodologia para a sua escola!


12 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page