top of page
  • Foto do escritorNative English Marketing

A importância da capacitação de professores para um ensino de qualidade


A oferta de um ensino de qualidade dentro das escolas passa não só pelo uso da metodologia mais adequada, de um material didático interessante e de ferramentas que tornam o estudo mais atraente. A capacitação de professores é outro aspecto fundamental. Conheça a sua importância e como ela é determinante para o bom desempenho dos estudantes aqui nesse conteúdo da Native English.

Em um mundo cada vez mais globalizado e que evolui constantemente impulsionado pelos avanços tecnológicos, os professores exercem um papel essencial na formação de indivíduos que sejam capazes de lidar com as transformações e as novas demandas da sociedade. Aqui estamos falando de um ensino de qualidade e que consegue empoderar os alunos.

Dentro desse contexto, a capacitação de professores é um ponto imprescindível, já que são eles que conduzem todo o processo de aprendizagem. O ideal é que os docentes passem pela formação continuada, o que significa estar em busca de aprimoramento constante por meio de cursos, pós-graduações, oficinas, palestras, workshops, programas de qualificação, etc.


A capacitação de professores visa habilitá-los a adotar novas tecnologias dentro da sala de aula, desenvolver novas competências, colocá-los em contato com metodologias de ensino inovadoras, aprimorar processos de avaliação de aprendizagem, aperfeiçoar suas habilidades pedagógicas, entre outros objetivos importantes.


As vantagens da capacitação de professores

Em primeiro lugar, a capacitação de professores está intrinsecamente ligada à uma educação de qualidade. Quando os docentes aprendem novas técnicas e habilidades, eles conseguem trabalhar de forma mais atrativa o processo de aprendizagem. As aulas ficam mais atualizadas e dinâmicas.

A escola como um todo melhora quando os professores são mais preparados. Isso porque os profissionais estão sempre em contato com inovações e levam essas novidades para a instituição de ensino. A motivação também fica lá em cima! Os professores ficam mais engajados, por se sentirem valorizados e veem oportunidades de crescimento tanto pessoal como da carreira. Professores mais preparados ainda conseguem ajudar a formar cidadãos com senso crítico e prontos para lidar com os desafios da sociedade atual. Esses alunos saberão discernir fatos, opiniões, "filtrar" o que é verdade e o que é mentira dentro desse mundo virtual, além de utilizar da melhor forma as ferramentas digitais disponíveis, por exemplo.


E claro que a escola que investe na capacitação de professores contribui para promover a imagem da instituição, que passa a ser vista como um lugar de excelência por mercado e famílias de estudantes.


Gostou desse conteúdo e quer acessar outros como este que abordam o universo da educação? Então, continue ligado no blog da Native English e aproveite para conhecer mais sobre a nossa metodologia exclusiva de ensino de inglês nas escolas!

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page