top of page
  • Foto do escritorNative English Marketing

O que é Tecnologia Educacional?


Tornar o aprendizado mais atrativo e preparar os alunos para um mundo cada vez mais conectado, digital e que traz novos desafios. Esta é a maior missão que a educação deve realizar hoje a fim de contribuir positivamente para o futuro dos jovens. Para isso, muitas instituições de ensino vêm apostando na Tecnologia Educacional. Entenda mais sobre este conceito e conheça alguns recursos que podem ser utilizados no cotidiano escolar aqui neste conteúdo da Native English.


A definição de Tecnologia Educacional

Em primeiro lugar, vamos abordar o conceito de Tecnologia Educacional. Ele consiste na incorporação de uma variedade de ferramentas e recursos tecnológicos na educação para apoiar os processos de ensino e aprendizagem nas escolas. Ou seja, a dinâmica do modo como os professores transmitem o conteúdo para os alunos é totalmente pautada pela inovação. A Tecnologia Educacional tem como objetivos principais tornar a prática de ensino e aprendizagem mais atrativa para estudantes que vivem em contato com equipamentos tecnológicos no dia a dia; promover uma educação baseada em uma cultura digital; e contribuir para formar gerações mais preparadas para os novos desafios e profissões no contexto de um futuro mais conectado. Além de atrair mais o interesse dos estudantes pelos conteúdos e "prender" a sua atenção, a Tecnologia Educacional também proporciona vantagens para os próprios professores, que conseguem trabalhar de maneira mais dinâmica e interativa. Os planos de aula também se tornam muito mais ricos porque é possível utilizar uma grande variedade de recursos. Vale ressaltar que a tecnologia educacional não se restringe somente ao aprendizado em si dentro de uma instituição de ensino, ela também é referente a soluções diversas que são implementadas no ambiente escolar como um todo.

A aplicação da Tecnologia Educacional

Agora é hora de falar de alguns exemplos de ferramentas e recursos que podem ser utilizadas por uma instituição de ensino que deseja adotar a Tecnologia Educacional. O primeiro que podemos citar é o Ambiente Virtual de Aprendizagem, que consiste em uma plataforma de apoio ao processo de ensino que pode conter uma série de elementos para trabalhar os conteúdos com os alunos, como videoaulas, lista de exercícios, avaliações, biblioteca, etc.

Os jogos virtuais são outro recurso que pode ser usado e conquista os estudantes em razão do poder de engajamento que competições e brincadeiras têm sobre os jovens. Além disso, os games são bem mais flexíveis e de fácil entendimento.

A Realidade Virtual é outro recurso interessante dentro deste universo da Tecnologia Educacional. Por meio desta ferramenta, é possível oferecer uma experiência única para os alunos porque eles conseguem sentir que estão em outros ambientes e explorar diferentes cenários. Para você ver como a Tecnologia Educacional também se aplica fora da sala de aula, vamos citar aqui a implementação de sistemas de gestão em nuvem para fazer a gestão de processos na instituição e otimizar o dia a dia das equipes da escola.


Você sabia que a metodologia de ensino de idiomas da Native English envolve uma série de recursos tecnológicos para conferir a fluência que os estudantes precisam? A Tecnologia Educacional é uma realidade para nós! Aqui nós usamos um aplicativo 2.0 com sistema criado com Inteligência Artificial para ensinar inglês. Ficou curioso para conhecer?


Entre já em contato conosco que nós fazemos uma apresentação para tirar todas as dúvidas da sua instituição de ensino. Entre já em contato conosco!

4 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page