top of page
  • Foto do escritorNative English Marketing

Material didático: por que deve ser completo, dinâmico e atual?




A qualidade do material didático é fundamental para ajudar o aluno a assimilar os conteúdos de qualquer disciplina, o que inclui o inglês. Afinal, ele é um instrumento pedagógico que serve como base e apoio ao estudante durante todo o processo de aprendizado, orientando-o em todas as etapas. Mas como deve ser o material didático ideal? Descubra aqui neste conteúdo da Native English.


Em primeiro lugar, cabe ressaltar as principais funções do material didático dentro do contexto educativo. É ele que apoia a atividade pedagógica, serve de referência para os professores e mostra os conteúdos aos alunos de uma maneira estimulante e atrativa. Ou seja, o material didático guia tanto os estudantes como os professores. No entanto, não é qualquer material didático que consegue cumprir estas funções.

Um material didático que vai efetivamente contribuir para o aprendizado dos estudantes deve ser completo, dinâmico e atual. Isso significa que estes materiais precisam apresentar um bom repertório, ter uma estruturação criteriosa dos conteúdos que deverão remeter à cada fase de aprendizado do aluno, trazer conceitos científicos de forma compreensível e ter uma abordagem atualizada, por exemplo.

Além disso, a maneira como os conteúdos são apresentados no material didático é crucial. É necessário que sejam usados gráficos, imagens, tabelas e outras representações visuais para facilitar o entendimento da disciplina. A atualidade é outro elemento imprescindível. Como vivemos em uma era virtual, os materiais didáticos têm que incorporar este tipo de recurso para atrair os estudantes.

Vídeos, jogos, listas de exercícios, aplicativos, resumos e resoluções comentadas. Tudo isso e muito mais pode fazer parte de material didático virtual que também proporciona ao aluno a possibilidade de acessar o conhecimento muito mais facilmente e com uma linguagem mais próxima, que ele está acostumado no dia a dia. Dessa forma, também é trabalhada a autonomia, a criatividade e o raciocínio lógico do aluno.

Um outro ponto importante quando o assunto é material didático se refere à metodologia utilizada. Eles devem estar alinhados com o perfil da escola, do seu projeto pedagógico e de acordo com a realidade da instituição de ensino e dos seus alunos.


Você sabia que a Native English trabalha com um material didático diferenciado, moderno e que faz toda a diferença na hora de conferir a fluência no idioma que os jovens precisam? Trabalhamos com livros didáticos que trabalham gatilhos cognitivos, apresentam mix de mídias e setas para direcionar a atenção do aluno. Além disso, nós usamos um app que possui inteligência artificial, que torna o aprendizado super eficaz, muito mais divertido e moderno. O aplicativo para estudo em casa disponibiliza exercícios e atividades linguísticas!


Saiba mais sobre a metodologia exclusiva da Native English e o nosso material didático. É só entrar em contato que nós marcamos uma apresentação para tirar todas as dúvidas da sua instituição de ensino!

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page